segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dia D na Escola Fernando Corrêa!!!

!!!

Dia Divertido "Brega e Chique"


[...] Ser brega é poder usar pijama com bichinhos,
Com listras ou com corações pequenininhos!
Ser brega é pular carnaval ...
Vestindo uma fantasia original!
É poder se vestir de Carmem Miranda, de palhaço, de columbina ou de panda!


Ser brega é poder ser romântico... Em qualquer tom e em qualquer cântico!
Ser brega é mandar e receber flores ... Sempre conquistando mais de mil amores!
Ser brega é cantar um bolero ... E não ter vergonha de vestir amarelo!

Ser brega é não ter vergonha de sonhar... Pulando as azuis ondas do mar!
Ser brega é ir ao zoológico todo o domingo ... Ser brega é jogar bingo !
Ser brega tem várias vantagens , Que se escondem nas miragens ....
Formando as mais belas paisagens .
(fragmentos)
 Autora: Luciana do Rocio
 
 
Fotos:
   

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Arte Bizantina e Românica

Professora: Luciana Petroni
Disciplina: Artes
Séries: 6° ano A e B



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

BARROCO - Aula de Artes

Professora: Luciana Petroni
Disciplina: Artes
Tema: Barroco
Séries: 7° ano A e B

Objetivos: Conhecer as obras de artistas barrocos e ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema abordado.
Metodologia: Projeção de filmes e imagens; Pesquisa sobre o tema; Análise e discussão de textos e imagens; Produção de texto; Realização de atividades; Postagem na internet.


O BARROCO

A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.
 É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.

Suas principais características são:

* emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.

* busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;

* entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
 * violentos contrastes de luz e sombra;

* pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.


Algumas das obras trabalhadas:


A liçao de anatomia.
(Rembrandt) 


Auto-retrato.
(Rembrandt)


A vocaçao de São Mateus.
(Caravaggio)

  
Davi com a cabeça de Golias.
(Caravaggio)