quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


10º Sarau Literomusical
2012

Vai começar a brincadeira!

Creio no riso e nas lágrimas como antídoto contra o ódio e o terror. (Charles Chaplin)





 
 
 
 
 
 



PROVA BRASIL


Apesar do baixo desempenho da escolas municipais e estaduais de Três Lagoas, a Escola Fernando Corrêa apresentou o melhor desempenho do município na Prova Brasil.

FONTE: Hoje.MS

hojems.com.br
Geral | Região - Três Lagoas
07/11/2012 - 06:39

http://hojems.com.br/hojems/0,0,00,8036-138159-ALUNOS+MATRICULADOS+NO+9%C2%BA+ANO+TEM+PIOR+DESEMPENHO.htm



Novo portal reúne dados sobre desempenho da educação básica

 

De acordo com o Portal QEdu (www.qedu.org.br), site lançado ontem (6) que reúne dados oficiais do governo federal sobre educação básica no Brasil, Três Lagoas obteve 31% de desempenho adequado na Prova Brasil, estável em comparação a nível Brasil (32%) e estadual (33%). O menor desempenho foi nos 9º anos das escolas municipais e estaduais. A escola com maior desempenho foi a Escola Estadual Fernando Correa (60%) e com o menor a Escola Municipal Olyntho Macini e Escola Estadual Bom Jesus (16%).

Os dados são das edições de 2007 e 2009 da Prova Brasil, realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação, e do Censo Escolar 2010. A porcentagem é calculada com base nos dados sobre o desempenho dos alunos de escolas públicas avaliados pela prova. O próximo passo dos criadores do portal é inserir os dados da Prova Brasil 2011.
Dados resumidos foram divulgados no segundo semestre pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mas as informações completas devem se tornar públicas ainda neste mês.

Em Três Lagoas, em ambas as redes, os alunos dos 5º anos obtiveram 31% de desempenho em português e 30% em matemática. Já os do 9º anos obtiveram 27% em português 14% em matemática. No Brasil apenas 10% dos estudantes no 9º do fundamental tinham em 2009 aprendizado adequado em matemática. A meta não oficial do Movimento Todos pela Educação, financiado pela iniciativa privada para defender a educação pública de qualidade no Brasil, é que a proporção de alunos que deve aprender o adequado até 2022 seja de 70%.
EVOLUÇÃO

O site faz o comparativo entre os anos de 2007 e 2009 na Prova Brasil. Novamente, segundo os dados do portal, os 9º anos de ambas as redes, alunos prestes a ingressarem no ensino médio, apresentaram baixa evolução.

Os 5º anos de ambas as redes, em português, de 2007 para 2009 apresentaram seis pontos percentuais, saltando de 25 para 31%. Em matemática, subiram oito pontos percentuais, de 22 para 30%.

Embora os pontos percentuais tenham sido maiores, o desempenho ainda se mostrou baixo nos 9º anos. Em português, de 2007 para 2009,os 9º anos obtiveram aumento de 10 pontos percentuais, de 17 para 27%. Já em matemática foi de 9 para 14%, representando aumento de apenas cinco pontos percentuais.

PROFESSORES E DIRETORES

Além de trazer o desempenho de cada escola, rede escolar, município e estado, o site incluiu todas as respostas de milhares de questionários respondidos pelos participantes da Prova Brasil, alunos, professores e diretores das escolas. Além disso, no portal é possível verificar a infraestrutura das escolas de Três Lagoas.
Veja abaixo perfil dos professores e diretores das redes estaduais e municipais traçados de acordo com as respostas dos questionários da Prova Brasil.

DIRETORES

18% possuem outro trabalho além da direção da escola.
23% informam que a escola possui programa de redução de abandono em fase de implementação.
59% informam que a escola possui programa de redução de reprovação em fase de implementação.
76% informam que a escola possui programa de reforço de aprendizagem.

PROFESSORES

99% possuem ensino superior.
52% trabalham em somente uma escola.
56% desenvolveram entre 60% e 80% dos conteúdos previstos.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PORTUGUÊS

61% discutem semanalmente textos com seus alunos, explorando as diferenças entre fatos e opiniões.
46% desenvolvem semanalmente com seus alunos a automatização do uso de regras gramaticais.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA

74% falam semanalmente com seus alunos sobre suas soluções, discutindo os caminhos usados para encontrá-las.
72% realizam semanalmente com seus alunos exercícios para automatizar procedimentos. 

O percentual de professores de Três Lagoas que conseguem desenvolver o conteúdo previsto é maior que o nacional que representou apenas 33% de um total de 160 mil docentes.

 

 


Vídeo produzido pelos alunos
do ano do Ensino Médio


A Cartomante - Joaquim M. Machado de Assis
 
Trabalho realizado pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio da ESCOLA ESTADUAL FERNANDO CORRÊA - Três Lagoas (MS)
 
Produção e Edição
KENNEDY SILVA
MARCO AURÉLIO
 

Atores
JOSÉ VINÍCIUS (Camilo)
TAINARA BORTOLUCCI (Rita)
JOÃO PAULO (Vilela)
VICTOR RIBEIRO (Cartomante)

 

Orientadora
Professora VITÓRIA XAVIER

Alunos  da Escola Fernando Corrêa

classificados para a

Olimpíada de Matemática







segunda-feira, 3 de dezembro de 2012



Vídeo motivacional!!!


O Melhor de 2012!


O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER???


Constantemente buscamos estas respostas, o problema é que quase sempre nos colocamos como crianças indefesas, transferindo ao mundo a responsabilidade por nossas conquistas ou pela inercia de nossas vidas.


Este vídeo mostra exatamente isso, o resumo de uma história que ainda não acabou. De uma criança " pobre" que começou do zero, que foi conquistando seu espaço aos poucos. EXPERIMENTANDO, FAZENDO, APRENDENDO. Um empreendedor de sucesso que vem conquistando seus proprios sonhos, desenhando seus proprios MOTIVOS para uma vida digna de ser contada.

Você tem sonhado com o quê? Quais os seus planos para chegar lá? Quais os seus Valores? Quem é o Responsável pelo seu Destino? Saber estas respostas é só o começo!
Se gostar, não deixe de comentar e compartilhar. Vai fazer bem para muita gente!