Simone Mingoranci
Série: 6º A e 6º B - Matutino
Disciplinas: Artes e Matemática
Justificativa:
Incorporar as tecnologias utilizadas pelos alunos, fora da escola, com os conteúdos da proposta pedagógica de Artes envolvendo noções Matemáticas com o intuito de fazer do aluno o protagonista e construtor do seu conhecimento.
Aproveitando o conteúdo que está na proposta curricular, relacionar os vitrais Góticos com os padrões da Arte Africana ( formas geométricas e cores ), trabalhando, desta forma, o tema transversal Pluralidade Cultural.
Objetivos:
- Valorizar as competências e habilidades;
- Integrar diferentes disciplinas ( Artes e Matemática );
- Trabalhar o tema transversal Pluralidade Cultural;
- Desenvolver o hábito de pesquisa;
- Entender e conhecer a Arte Gótica;
- Compreender a necessidade da utilização de noções Matemáticas para a construção dos vitrais;
- Aplicar conhecimentos, técnicas e materiais para realizar trabalhos artísticos.
Metodologia:
Os alunos serão orientados sobre os conteúdos a serem pesquisados na Sala de Tecnologias, no caso, Arte Gótica e Arte Africana ( 1 aula ). Farão uma pesquisa teórica e escolherão uma imagem para ser reproduzida posteriormente ( 2 aulas ). Ao mesmo tempo, a professora de Matemática passará algumas noções de desenho geométrico para ajudar no desenvolvimento da atividade prática. Com os materiais adequados e escolhidos pelos alunos, eles construirão os vitrais ( 3 aulas ). Para finalizar, os alunos assistirão ao filme “O Corcunda de Notre Dame”, que mostra claramente uma das mais famosas catedrais Góticas.
Espera-se que os alunos compreendam o assunto e sintam-se motivados a reproduzir a Arte Gótica, tornando-se protagonistas de sua aprendizagem.
Vitrais em CD
Pesquisa na Sala de Tecnologia
Alunas na Sala de Tecnologia
Aluna fazendo rosácea com desenho geométrico
Rosácea feita através de desenho geométrico
Detalhes do desenho de um aluno
Alunos criando vitral no CD com cola gliter
Pintura da rosácea de desenho geométrico
Esquema da aula no quadro
Confecção do vitral com celofane e color set
Sala de aula
Detalhe do vitral
Alunos e sua obra
Exposição dos trabalhos
Vista externa
Detalhe
Outro ângulo
Visão interna
Mais detalhes
Pesquisa na Sala de Tecnologia
Alunas na Sala de Tecnologia
Aluna fazendo rosácea com desenho geométrico
Rosácea feita através de desenho geométrico
Detalhes do desenho de um aluno
Alunos criando vitral no CD com cola gliter
Pintura da rosácea de desenho geométrico
Esquema da aula no quadro
Confecção do vitral com celofane e color set
Sala de aula
Detalhe do vitral
Alunos e sua obra
Exposição dos trabalhos
Vista externa
Detalhe
Outro ângulo
Visão interna
Mais detalhes
Luciana e Simone, parabéns pelo trabalho!!! Os vitrais ficaram maravilhosos!!!
ResponderExcluirAbraços
foi legal fazer esse trabalho isso me permitiu que eu aprendesse mais, pena que foi no final do ano mas parabens pelo trabalho professora luciana
ResponderExcluirParabéns! Os trabalhos ficaram belíssimos!
ResponderExcluirExcelente ideia! Parabéns pelo excelente trabalho Professoras. Peço a permissão para reproduzir este trabalho com meus alunos do ensino médio em uma escola estadual no Rio de Janeiro.
ResponderExcluirQue prazer saber que este projeto inspirou outros profissionais!!! Tem a permissão para reproduzir.
ExcluirQue prazer saber que este projeto inspirou outros profissionais!!! Tem a permissão para reproduzir.
ExcluirParabéns pelo trabalho realizado e estou trabalhando em um projeto deste tema em matemática...obrigada pela inspiração.
ResponderExcluir