segunda-feira, 2 de maio de 2011

Paleolítico, Neolítico e Arte rupestre no Brasil




Disciplina: Artes
Professora: Luciana
1º A, B e C

23 comentários:

  1. Paleolítico

    O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré-histório que vai de cerca de 2,5 milhões a.C., quando os ancestrais do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada.
    Nesse período os homens eram nômades, tendo que se deslocar em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada, e dominaram o uso do fogo.


    Neolítico

    As primeiras aldeias são criadas próximas aos rios, para que a água fosse usadas pelos homens.
    Nesse período começa a dosmeticação dos animais, animais como cabra e boi.
    O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos.
    A disponibilidade de alimento permite também às populações um aumento do tempo de lazer e a necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo leva à criação de peças de cerâmica.
    Durante este período surge a agricultura, e a fixação inerente ao cultivo da terra provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias) e o desenvolvimento da vida em sociedade, também o surgimento de brigas entre os povos.

    Nomes: Camila Vasconcelos e Julia Esteves Nº 06, 16 Série: 1º B

    ResponderExcluir
  2. Nomes: Enéas, Núbia, Thairiny n° 09,24,32
    Prof° Luciana

    Resumo:Pré-história

    Na pré-história o ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, solução práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
    Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.
    Arte rupestre era esculpida em cavernas e paredes rochosas ou também superfícies rochosas ao ar livre. O homem da pré-história conservava além da cerâmica armas e utensílios trabalhados na pedra.
    Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
    Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

    ResponderExcluir
  3. Entendemos que a arte neolítica se iniciou com a revolução neolítica e teve inicio a cerca de 10.000 anos, assim o homem começa a aprender várias coisas novas como cerâmica, construção em madeiras, tijolos e pedras, e nesse período surgiram formas geométricas feitas com pedras vermelhas ou sangues de animais.
    A arte rupestre era esculpida em cavernas e paredes rochosas ou também superfícies rochosas ao ar livre. O homem da pré-história conservava além da cerâmica armas e utensílios trabalhados na pedra.
    A arte rupestre era uma das mais antigas do período Paleolítico superior. A arte deste período situa-se na Pré-História e tem iniciu a cerca de dois milhoes de anos. Somente no início do século XX são feitas as primeiras descobertas de achados pré-históricos e a primeira reacção da classe especialista é a de cepticismo relativamente à aparente maturidade artística num nível tão embrionário da história da humanidade.

    Nomes: Bruna Castro, Caroline e Jeany Nº: 04, 07 e 12 Série: 1ºB

    ResponderExcluir
  4. SÍNTESE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRICA
    DE KENNEDY S. SILVA E RONYERI S. SANTANDEL

    O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRICA FOI UMA IMPORTANTE FASE, POIS O HOMEM CONSEGUIU VENCER AS BARREIRAS IMPOSTAS PELA NATUREZA E CONTINUAR COM A VIDA DA HUMANIDADE NA TERRA. O SER HUMANO FOI DESENVOLVENDO AOS POUCOS, SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS QUE A NATUREZA OFERECIA. COM ISSO, INVENTANDO OBJETOS E SOLUÇÕES A PARTIR DAS NECESSIDADES. AO MESMO TEMPO FOI DESENVOLVENDO UMA CULTURA MUITO IMPORTANTE. ESSE PERÍODO PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS FASES: PALEOLÍTICO, MESOLÍTICO E NEOLÍTICO.

    ResponderExcluir
  5. Nomes: Luiz Henrique, Edgar e Roberto. N°: 20, 08 e 28

    Professora: Luciana.


    Pré-história: corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C..


    Neolítico: nesse período começa a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc.). O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos.

    Paleolítico: Neste período os homens eram essencialmente nômades caçador-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada, e dominaram o uso do fogo.

    ResponderExcluir
  6. Escola Estadual Fernando Corrêa
    Alunos: Fábio Augusto de Britto nº 33, Jhenifer Gabriela nº 13, Nataly Hildebrando nº 22
    Pré-Históia
    A arte rupestre era uma das mais antigas do período Paleolítico superior. O desenvolvimento da cultura inicio a cerca de 10.000 anos, assim o homem começa a aprender as barreiras impostas pela natureza e continuar com a vida da humanidade na Terra. Entendemos que a arte neolítica se iniciou com a revolução neolítica várias coisas novas como cerâmica, construção em madeiras, tijolos e pedras Pré-Histórica foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer e teve, e nesse período surgiram formas geométricas feitas com pedras vermelhas ou sangues de animais.

    ResponderExcluir
  7. Nome: Sara Maria Batista Ornellas e Taianny Monique Ferreira n°: 30 e 36
    Ano: 1° “b”
    Professora : Luciana


    A pré-história

    Neolítico: As aldeias eram construídas perto de rios; Os animais começaram a ser domesticados (boi, cão, cabra), o trabalho começou a ser dividido entre os homens e as mulheres. Os homens ficavam com a parte da caça e as mulheres da plantação, colheita, casa e os filhos. Com o crescimento da população começou a produzir cerâmicas.

    Paleolítico: Paleolítico também conhecido como “ Idade da pedra lascada”, onde predominava os homens caçadores e coletores, também desenvolveram as primeira ferramentas de pedra, ou dentes de animais. O período do Paleolítico foi divido em ( Paleolítico Superior, Paleolítico inferior e Paleolítico Médio)

    ResponderExcluir
  8. Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
    Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.
    Paleolítico: Machado de madeira e pedra (reprodução)
    Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.
    Mesolítico
    Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram os desenvolvimentos da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
    Neolítico ou Idade da Pedra Polida
    Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades.

    Carlos Eduardo, Jefferson e Pedro

    ResponderExcluir
  9. Neolítico

    é conhecido como idade da pedra nova ou idade da pedra polida é o ultimo periodo da idade da pedra e caracteri-se por uma profunda mudança.
    e trocaram o estilo de vida nómada PELO SENDENTARISMO.

    PALEOLITICO

    (PEDRA ANTIGA)TAMBÉM CONHECIDO COMO IDADE DA PEDRA LASCADA ,REFERE-SE AO PERIODO PRÉ-HISTORICO QUE VAI CERC de 2,5milhões a.c,quando os ancestrais do homen.começaram a produzi os primeiros artefatos em pedra lascada,até cerca de 10000 a.c
    INSTRUMENTOS DE CAÇA
    Pedras
    MADEIRAS
    DEPOIS DE UM TEMPO SABERAM A DOMINA O FOGO!

    Paleolítico Superior

    a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. O homem deste período era nômade.

    '' Fonte : Google / Yahoo. ''
    Alunas : Stéphanie Moreira ; Priscilla Caroline
    N°: 25,23 Série : 1° ''C'' Matutino

    ResponderExcluir
  10. Nome:Luan e Murilo O.Série:1ºC Matutino
    Professora:Luciana

    Arte Rupestre

    É a arte que era pintado com nas paredes com sangue,carvão,e outras coisas,pois não existia tinta naquela época.

    Neolítico

    As primeiras aldeias são criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais. Também nesse período começa a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc).

    Paleolítico

    O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré-histórico que vai de cerca de 2,5 milhões a.C., quando os ancestrais do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, até cerca de 10000 a.C.

    ResponderExcluir
  11. Nomes: Laryssa Fernanda 15, Thais Alyne 27 e Izabela Rodrigues 08.
    Série:1°ano C.

    Paleolítico

    O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré-histório que vai de cerca de 2,5 milhões a.C., quando os ancestrais do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada.
    Nesse período os homens eram nômades, tendo que se deslocar em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada, e dominaram o uso do fogo.

    Neolítico: nesse período começa a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc.). O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos.

    Pré-história: corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C..

    ResponderExcluir
  12. Arte Paleolítica

    No início do século XX são feitas as primeiras descobertas de achados pré-históricos e a primeira reacção da classe especialista é a de cepticismo relativamente à aparente maturidade artística num nível da humanidade.
    Então deste período instrumentos de pedra talhada, decoração de objetos, jóias para diferentes partes do corpo, pequena estatuária representando a figura feminina ou animais, relevos e pinturas parietais com temática de caça e figuras isoladas de animais ou caçadores. Brionário da história da humanidade.

    Arte Neolítica

    A partir do momento que o homem aprende a assegurar a sua alimentação pelo próprio trabalho e torna-se sedentário formando aldeias. Surge a produção de cerâmica, a fiação e a tecelagem, assim como métodos básicos da construção arquitetural em madeira, tijolo e pedra. Iniciam-se também neste período as imponentes estruturas megalíticas, construções feitas com grandes pedras monolíticas, relacionadas com o culto dos mortos ou com objetivo religiosos.

    Nome: Brunna Salmi, Fernanda e Paola
    Nº:02,06,21
    1ºC

    ResponderExcluir
  13. Pedro e Murilo
    nº:22;20 série:1ºC

    Arte Rupestre
    A arte rupestre era as pinturas feitas pelos os homens da pré-história feitas nas paredes de cavernas, e pintados com sangue, carvão e outras coisas. Porque não existiam tintas.

    Paleolitico
    Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré-histórico que vai de cerca de 2,5 milhões a.C., quando os ancestrais do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada.
    Nesse período os homens eram nômades, tendo que se deslocar em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada, e dominaram o uso do fogo.

    ResponderExcluir
  14. Paleolítico: pedra lascada. Vai do aparecimento dos primeiros seres humanos até o início do desenvolvimento da agricultura. Teve duração de +/- 2.000.000 anos. Viviam com caça, pesca ecoleta de frutos. Se habitavam em savanas e cavernas. Caçavam mamutes e outros animais.
    Eram nômades. Suas ferramentas eram facas, flechas e arpões; e seus materiais eram pedras, madeiras e ossos.
    As pinturas rupestres eram feitas nas cavernas, com oxidos minerais e nessa época eles ainda não domesticavam animais.
    Neolítico foi o período da revolução agricola, da domesticação de animais, eles começaram a formar aldeias e se especializaram no trabalho com artesanato.

    Débora Dias, Victor Hugo, Yasmin Naomi 1º ano "C"

    ResponderExcluir
  15. A Pré-História.

    Arte Paleolítica:
    É uma das mais antigas demonstrações de Arte, surgiu a dois milhões de anos, é subdividido em Paleolítico Inferior, Paleolítico Médio e Paleolítico Superior. Na paleolítica superior eles desenhavam formas simples de imagem do cotidiano chamadas pinturas rupestres, utilizavam carvão, sangue e pedra. Suas ferramentas eram de pedras lascadas. Trabalhavam também com esculturas com ausência de figuras masculinas. Foi nesse período que surgiu às primeiras manifestações artísticas, pintavam animais, seres, coisas do modo como viam.

    Arte Neolítica:
    Conhecido como a idade da pedra polida, porque faziam armas e instrumentos com pedras polidas, começaram a domesticar animas e a agriculturas que ficou conhecida como a Revolução Neolítica, começaram a viver uma vida mais estabilizada, o que contribuiu para o aumento da população, com o desenvolvimento da família e divisão do trabalho. Deixaram o naturalismo para o estilo simplificador e geometrizante. Desenhavam temas sobre a vida coletiva. Preocupavam-se com o movimento, então criaram figuras leves, ágeis, pequenas e de pouca cor, que se reduziram a traços e linhas muitos simples, com isso, surgiu a escrita pictográfica. Os artistas neolíticos produziam uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.
    Alunas: Taylla, Nicolle e Loysleny. 1°"A"

    ResponderExcluir
  16. Escola Estadual Fernando Corrêa
    ALUNA: Lauriê Corrêa e Sandy
    N°:34,24
    1° ano A

    ARTE NO PERÍODO PALEOLÍTICO

    A arte no período paleolítico foi no tempo em que chamamos pré-história, onde existiam homens das cavernas, e onde que eles criaram pinturas em pedras, já que isso aconteceu bem antes da escrita.
    Essas pinturas eram feitas para mostrar suas culturas, o que eles gostavam de praticar, animais, costumes, a natureza onde viviam...
    Esses desenhos geralmente eram feitos de carvão, terra e sangue. Eles também faziam esculturas, onde hoje em dia sempre são encontradas nas cavernas.


    A ARTE DO NEOLÍTICO

    .
    Esse tempo foi importante, pois foi quando o homem começou a domesticar animais, e começou a praticar a agricultura e aí foi onde eles começaram a fixar apenas em um lugar. Eles aprenderam a costurar tecidos, fazer casas, e produzir fogo. Nesse tempo também foi onde eles começaram a trabalhar com metais.
    Essa época foi chamada revolução neolítica ou revolução do homem.

    ResponderExcluir
  17. Pré-História

    Os primeiros homens habitavam as cavernas e assim que não tinham mais alimentos mudavam de lugar, a procura de novos alimentos e uma nova moradia. Nesses períodos eles faziam ferramentas de pedra lascada, como alguns tipos de machados, flechas e etc. Faziam também, adornos com ossos e dentes, além de haver animais de grande porte como, tigres de dentes de sabre, cavalos, preguiças gigantes e mamutes.

    Os desenhos daqueles períodos eram bem primitivos, e mais tarde já davam para ver representações de caça de animais, sexo, morte, sepulturas, e traços não identificados, mas que representavam o dia-a-dia daqueles homens.

    Ao passar dos anos o homem descobriu o fogo, com o fogo eles cozinhavam alimentos, espantavam animais ferozes e se aqueciam quando fazia frio.

    Mais tarde houve a divisão de trabalho, onde o homem saía para caçar e a mulher cuidava dos filhos e colhia os frutos.

    Mariana Detoni, Sarah Moreira, Vitória Bernava.
    19, 26 e 32
    1° ano "A"

    ResponderExcluir
  18. Escola Estadual Fernando Corrêa
    Aluna(s): Maryana Paula N° 20
    Pollyana Dias 22
    Thaynara Rodrigues 29
    Série: 1 ° ‘A’
    Disciplina: Educação Artística
    Professora: Luciana



    Paleolítico:um período que o homem morava em cavernas, até que o alimento acabasse naquela região para que mudasse para outra região em busca de alimentos. Eles viviam da caça, pesca e frutos, Suas armas era muito simples, feitas de ossos, pedaços de madeira entre outros. Um fato que marcou muito esse período foi a descoberta do fogo, que era utilizado para se esquentar em épocas de muito frio, para alimentos, espantar animais e iluminar no escuro. Havia uma divisão onde o homem caçava e a mulher pegava frutos estragados que caiam ao chão. Seus desenhos consistiam em traços nas paredes de argila, somente tempo depois foi aplicado a técnica das mãos em negativo .O homem retratava apenas o que via e também o que não via mas acreditava que existia.

    Paleolítico Inferior: Com o decorrer do tempo as ferramentas melhoraram para lanças, machados e facas.Eram feitos artesanatos e vasos simples.

    Paleolítico Superior: Equipamentos ainda melhoras como arco e flechas. Esse período foi marcado pela inteligência do homem daquele tempo a fazer desenhos e pinturas nas paredes de cavernas onde passou a ser um lugar fixo, por passar a maior parte do tempo lá, começou a desenhar com restos de carvão e ossos animais, e cenas de caça, conflitos. Esses desenhos ficou conhecido como pinturas rupestres.Era feitos também esculturas de mulheres com seios grandes, quadris largos.

    Neolítico: Nesse período surgiu a agricultura e a criação de animais. Foram feitos novos instrumentos de caça mais sofisticado, feito de metais que permitia que a caça seja mais rápida e fácil, além da técnica de tecer panos,cerâmica e construir as primeiras moradias. Foi descoberto através dos frutos caídos no chão brotava novos alimentos, que garantia alimentos para todos. Ocorreu também uma Revolução Neolítica dada pela técnica de construir armas com pedras polidas mediante aos atritos.Também surgiu a escrita pictográfica que era representado através traços e linhas simples, desses desenhos surgiu a primeira escrita. O homem neolítico começou também a abandonar as cavernas e construir suas moradias, chamadas nurages.

    ResponderExcluir
  19. Pré-História

    Existem três períodos da pré-história: Paleolítico superior, Paleolítico inferior e o Neolítico.

    Paleolítico Superior: foi o período de domesticação dos animais e a divisão de trabalho pelo sexo.
    Paleolítico inferior: não eram utilizadores avançados de ferramentas de pedra e é provável que fossem presa de animais maiores. Utilizavam machado de mão e viviam a céu aberto, próximo ao vale dos rios.

    Neolítico: passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos. A disponibilidade de alimento permite também às populações um aumento do tempo de lazer e a necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo leva à criação de peças de cerâmica.

    Nomes : Amanda, Camila e Izabela Nº.: 01 04 08 1º A

    ResponderExcluir
  20. Pré História

    Os primeiros homens habitavam em cavernas, mas não só isso, eles também migravam para outros lugares em busca de alimentos, denominados “nômades”. Eles usavam ferramentas precárias feitas com pedras lascadas, como machados, lanças, flechas. Eles também não usavam adornos com ossos e dentes As primeiras obras que indicam a morada desses homens em cavernas, são as pinturas rupestres feitas por eles que demonstravam cenas de seus hábitat, como caçadas, animais, sexo, etc..
    A arte rupestre é aquela encontrada nas cavernas, a palavra rupestre deriva de 'rupes' do latim que quer dizer rocha. O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano. Essas pinturas faziam parte de um ritual mágico que os auxiliaria na captura de animais, a ter um filho sadio, etc. Eles utilizavam como tinta pó de rochas, sangue de animais e substâncias corantes retiradas das plantas.
    Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.

    Alunos : Samuel, Ícaro, Luanderson

    ResponderExcluir
  21. Escola Estadual Fernando Corrêa
    Nomes: Sara Gadelha e Jéssica Chaves
    Nº : 25 e 09 Série: 1º “A”


    Período Paleolítico: Paleolítico foi também conhecido como Idade da Pedra Lascada, nesse período os homens eram totalmente nômades e caçadores, tendo que sempre mudar de lugar em busca de alimento. Nesse período desenvolveram também os primeiros instrumentos feitos de madeiras, ossos e pedras e dominaram o uso do fogo.
    O Paleolítico foi dividido em dois períodos: Paleolítico Inferior e Paleolítico Superior.
    • Paleolítico Inferior: Os hominídeos não eram utilizadores de instrumentos avançados de pedra, era provável que estes fosses feitos de presas de animais, viviam em lugares de céu aberto próximos a rios. Nesse período também o homem passou a andar sobre duas pernas.

    • Paleolítico Superior: Nesse período o homem pré-histórico acreditava que a caça era feita através de uma magia, é também caracterizado pela arte rupestre (pinturas feitas em rochas). Este período é fortemente caracterizado pelo desenvolvimento da agricultura e domesticação dos animais, logo a sedentarização. Ao em véz de sair para caçar, o homem passou a domesticar os animais e desenvolveu a agricultura, dessa forma possibilitou a vida fixa. Ocorreu também a divisão de trabalho a partir do sexo. Os homens eram responsaveis pela proteção e sustento da familia, enquanto as mulheres era encarregada de cuidar de sua habitação e de seus filhos.

    ResponderExcluir
  22. Na arte paleolitica as pinturas eram muito simples, pintadas nas paredes das cavernas, utilizando a tecnica das maos em negativo e as pinturas de animais e objetos.As pinturas eram feitas do ponto de vista do observador e o motivo mais aceito para essas pinturas é que os pintores-caçadores acreditavam que se pintassem certo animal poderia capturá-lo. Tambem haviam as esculturas nas quais predominavam as mulheres.

    Já na arte do neolitico predominavam as figuras simplificadoras e geometrizantes. As pinturas mudaram de temas,passaram a representar a vida cotidiana do homem. Eles deixaram as cavernas e passaram a construir suas proprias moradias como os nuragues e os dolmes e tambem foi o inicio da agricultura e da domesticaçao de animais.


    por:Isabella Garcia 1° ano A

    ResponderExcluir
  23. Nome: João Vitor Garcia Guerra nº: 14 Ano: 1ºB

    Paleolítico: A arte era bem simples, com pintadas nas cavernas usando as técnicas das mãos em negatico. Pintava-se animais, em busca de dar sorte em sua caçada, e havia esculturas de mulheres.

    Neolítico: As pinturas já são do cotidiano do homem com figuras simplificadores e geometrizantes.

    ResponderExcluir