domingo, 18 de setembro de 2011

Arte Bizantina

Profª Luciana Petroni
Artes
6° A e B



O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores.

O caráter majestoso da arte bizantina pode ser observado tanto na arquitetura como nos mosaicos e nas pinturas que decoram o interior das igrejas. Um importante exemplo é a igreja de Santa Sofia que apresenta uma grande cúpula sobre uma planta quadrada.



A igreja de São Vital, em Ravena, apresenta uma planta octogonal e espaço interno com possibilidades diferentes de ocupação.

13 comentários:

  1. Escola Estadual Fernando Corrêa

    Série: 6°ano “A”
    Nome: Data: 19/09/2011
    Gabrielle Yukari Muray n°11
    Gabriely do Nascimento Duarte Gasparetti n°13

    Arte Bizantina
    Nós entendemos que em 395 o imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: O império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.
    O império Bizantino como acabou sendo dominado o Império Romano do Oriente alcançou seu apogeu político cultural durante o imperador Justiniano que reinou de 527 até 565.
    A arte Bizantina tinha um objetivo: Expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de DEUS e com poderes temporais e espirituais.
    Para que a arte atingisse melhor esse objetivo, uma série de convenções foi estabelecida, tal como na arte egípcia.
    Uma delas foi a Frontalidade, pois a postura rígida dessa figura leva o observado a uma atitude respeito e veneração pelo personagem apresentado.
    Esse caráter majestoso pode ser apresentado tanto em arquitetura como, mosaicos e nas pinturas que fazem de decoração nas paredes das igrejas, e como melhor exemplo disso é a Basílica de Santa Sofia, que foi construída e ornamentada de acordo com gosto das classes mais ricas.
    No século V1, Justiniano tentou reunificar o império Romano e por isso iniciou as guerras de conquista no ocidente.
    O Império Bizantino sofreu períodos de clinica cultural e político, mas conseguiu sobreviver até o fim da idade média,quando Constantinopla foi invadida pelos Turcos

    A arte Românica
    Havia ainda a ameaça das fronteiras do Império por partes dos povos invasores a quem os Romanos chamavam “Bárbaros”.
    Começava a decadência do império Romano e desaparecimento quase completo na Europa ocidental da Cultura Greco-romana ou clássica
    A arquitetura
    As arquiteturas mais significativas da arquitetura Românica são as utilizações das Abobadas, dos pilares maciços que a sustentam e das paredes espessas com aberturas estreitas usadas como janela.

    A arquitetura Românica da Itália
    Na Itália a arte Românica se desenvolveu com características diferentes das do resto da Europa.

    A Pintura
    Assim a pintura românica desenvolveu sobre tudo nas grandes decorações murais por meio de técnicas afresco.
    Os afresco tinham como modelo as ilustrações o livro religioso,pois na época nos conventos eram intensa a produção de manuscrito ilustrados á mão com setas da história sagrada.

    ResponderExcluir
  2. Alunas: Caroline N°9 e Laisla N°19 6° Ano “A” Data:26/09/2011


    Arte Bizantina
    A arte bizantina é rica em Igrejas muito grandes e por isso são chamadas de “”Fortalezas de Deus, em Roma sofreu várias invasões bárbaras até cair completamente em poder dos invasores. As Igrejas tinha desenhos de Deus mas alguns aspectos eram maiores do que o normal,, para chamar mais a atenção das pessoas.
    Os desenhos eram feitos de areia colorida ou cacos de vidro colorido.

    Arte Românica
    As Abóbadas eram muito conhecidos como a Abóbada de Berço e Abóbada de Aretas.Abóbada de Berço consistia num semicírculo e a Abobada de Arestas consistia na intersecção , em ângulo reto,, de duas Abobadas de Berço apoiadas sobre pilares.

    ResponderExcluir
  3. Escola Estadual Fernando Correa
    Professora: Luciana Petroni Data: 26/09/11
    Aluno: Vinicius Jose Joaquim Ferreira




    Arte bizantina:

    Eu entendi que Em 395 o imperador Teodosio dividiu em duas partes o imenso território que dominava :o império romano do ocidente e o império do oriente.o império do ocidente cai em poder dos bárbaros no ano de 476, o império do oriente apesar das crises conseguio se manter até o ano de 1453 e depois sua capital foi tomada pelos turcos.
    A afirmação do cristianismo cincidiu um momento esplendoso da capital do império bizantino.ao contrario da arte primitiva do cristianismo que era simples ,depois da oficialização do cristianismo assume uma forma majestosa que exprime riqueza. a arte bizantina tinha poder de expressar a riqueza do imperador considerando um deus sagrado com poderes temporais e espirituais.


    Arte românica

    Depois da década do século 3 os imperadores começaram enfrentar guerras internas pelo poder avia também ameaças de povos invasores (os bárbaros).

    Arquitetura românica:

    As características da arquitetura românica eas sua abobodas e sues arcos e suas paredes espessas com pequenas abertura.

    ResponderExcluir
  4. ESCOLA ESTADUAL FERNANDO CORREA
    NOME:ANA JULIA DO AMARAL AZAMBUJA N:02
    SERIE:6ano´´A’’ DATA:26-09-11


    A ARTE BIZANTINA

    EM 395,o imperador teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava:o império romano do ocidente,que ficou com a capital em Roma,sofreu sucessivas ondas de invasões bárbaras até cair completamente antiga e o início da idade media.o Império bizantino – como acabou sendo denominado o império rio romano do oriente – alcançou seu apogeu políticos e cultural durantes o governo do império Justiniano, que reinou de 527 a 565.AS personalidade oficias e os personagem sagrados passaram também a ser retratados de forma a trocar entre si seu elementos caracterizadores.No entanto,as igrejas que revelam um arte bizantina mais madura são as época de Justiniano,como a e são vital ,em ravena

    ResponderExcluir
  5. Escola Estadual Fernando Corrêa
    Alunos: Bernardo Castro nº 04
    Leonardo Trannin nº 20
    Vinicius Yukio nº 31
    Profª: Luciana Série: 6º “A”


    Resumo – Arte Bizantina e Arte Românica

    Nós entendemos que a Arte Bizantina era conhecida pelas grandes igrejas, que tinham muitas abóbodas e pequenas janelas.
    As decorações interiores das igrejas, na maioria das vezes, tinha a figura de Jesus cristo pendurada na parede.



    Arte românica
    Nós entendemos que a Arte Românica tem muitos monumentos conhecidos pelo mundo, como por exemplo, a torre de pisa.
    A Arte Românica desenvolveu – se desde o século Xl até o início do século Xlll.

    ResponderExcluir
  6. Escola Estadual Fernando Corrêa
    Alunos:Bruna, Beatriz Saito, Thalia e Claudia n°: 06,33,28,10
    Prof °Luciana
    Data: 26/09/11

    ARTE BIZANTINA

    O Império Bizantino, inicialmente conhecido como Império Romano do Oriente, sucedeu o Império Romano no domínio do Mar Mediterrâneo. O embrião do Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital, mais próxima às rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, Europa e Ásia.
    No entanto, as igrejas que revelam uma arte bizantina mais madura são as épocas de Justiniano, como a de são vital, em ravina.
    Devido a sua planta octogonal, o espaço interno apresenta posilidade de ocupação diferentes das outras igrejas.

    ResponderExcluir
  7. Escola Estadual Fernando Corrêa N°03 e 18
    Nome: Beatriz Kaori e Julia serie:6ª “A”


    Arte Bizantina

    O imperador teodósio que dividiu em duas partes o imenso território que dominava dois impérios romanos Ocidente e Oriente.
    O império romano sofreu sucessivas ondas de invasões bárbaras até cair em poder dos invasores.
    Já o império Romano do Oriente,que continua com as crises políticas,conseguiu manter bastante a sua unidade,quando os turcos tomaram sua capital,contatinopla.
    Esta rica cidade foi palco de uma verdadeira síntese das culturas greco-romana e Oriental.
    A afirmação do cristianismo coincidiu historicamente com o momento de esplendor.
    A cúpula é formada por quatro arcos e ampliada por duas absides.

    Arte Românica

    Segundo o historiador romano Tito Livio
    Roma foi fundada por Rômulo, irmão gêmeo de Remc. A partir de seu relato, muita historia surgiram a respeito de Rômulo e Remo. Uma delas conta que os dois eram filhos da sacerdotisa real Silvia, que atribuiu a paternidade ao deuses Marte, e herdeiros do reino de Alba Longa .

    ResponderExcluir
  8. Escola Estadual Fernando Corrêa
    Aluno: Alexandre Ano: 6º ano “A”
    Data: 26/09/2011

    Arte Bizantina
    Eu entendi que O crescente problema nas fronteiras causado pelos bárbaros, além de problemas dentro de Roma com o senado constantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores, fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperador Constantino I transferiu a capital do império para Bizâncio, antiga cidade renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda uma série de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.

    ResponderExcluir
  9. A arte Bizantina e a arte Românica


    RESUMO


    Eu entendi que em 395,o imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território dominava:o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.
    O Império romano do Ocidente,que ficou com a capital em Roma, sofreu sucessivas ondas de invasões bárbaras no ano de 476.Já o império Romano do Oriente ,apesar das contínuas crises políticas que sofreu,conseguiu manter sua unidade 1473.
    Constantinopla foi fundada pelo imperador constantino,em 330,no local onde ficava bizâncio ,antiga colônia grega.


    ARTE ROMANICA

    Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte comumente conhecido como "românico". O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões. Até então a arte tinha se fragmentado em vários estilos, sendo o românico o primeiro a trazer uma unidade nesse panorama.


    NOME:Ana Clara ,Daniel e Lucas Diego
    Serie:6ªano “B”
    N°:03,08 e 22
    Profª:Luciana

    ResponderExcluir
  10. Escola Fernando corrÊa NOME:AUGUSTO E ABNER NUMERO .6 E 1
    Resumo – Arte Bizantina e Arte Românica

    Arte românica
    Nós entendemos que a Arte Românica tem muitos monumentos conhecidos pelo mundo, como por exemplo, a torre de pisa.
    A Arte Românica desenvolveu – se desde o século Xl até o início do século Xlll.
    Leão terceiro proibiu fazer arte bizantina em forma de humano.
    A arte românica acontece na Europa no século 11 e 13 o estilo é visto nas igrejas católicas. A torre de pisa foi construída em1174.
    Em 395,o imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território dominava:o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.

    ResponderExcluir
  11. Escola Estadual Fernando Corrêa
    Data: 28/09/2011
    Nome:André valdez & Gabriel Rodrigo


    A Arte Bizantina


    Nós entendemos que em 395 o imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: O império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.
    O império Bizantino como acabou sendo dominado o Império Romano do Oriente alcançou seu apogeu político cultural durante o imperador Justiniano que reinou de 527 até 565.
    A arte Bizantina tinha um objetivo: Expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de DEUS e com poderes temporais e espirituais.
    Para que a arte atingisse melhor esse objetivo, uma série de convenções foi estabelecida, tal como na arte egípcia.
    Uma delas foi a Frontalidade, pois a postura rígida dessa figura leva o observado a uma atitude respeito e veneração pelo personagem apresentado.
    Esse caráter majestoso pode ser apresentado tanto em arquitetura como, mosaicos e nas pinturas que fazem de decoração nas paredes das igrejas, e como melhor exemplo disso é a Basílica de Santa Sofia, que foi construída e ornamentada de acordo com gosto das classes mais ricas.
    No século V1, Justiniano tentou reunificar o império Romano e por isso iniciou as guerras de conquista no ocidente.
    O Império Bizantino sofreu períodos de clinica cultural e político, mas conseguiu sobreviver até o fim da idade média,quando Constantinopla foi invadida pelos Turcos

    A arte Românica
    Havia ainda a ameaça das fronteiras do Império por partes dos povos invasores a quem os Romanos chamavam “Bárbaros”.
    Começava a decadência do império Romano e desaparecimento quase completo na Europa ocidental da Cultura Greco-romana ou clássica
    A arquitetura
    As arquiteturas mais significativas da arquitetura Românica são as utilizações das Abobadas, dos pilares maciços que a sustentam e das paredes espessas com aberturas estreitas usadas como janela.

    A arquitetura Românica da Itália
    Na Itália a arte Românica se desenvolveu com características diferentes das do resto da Europa.

    A Pintura
    Assim a pintura românica desenvolveu sobre tudo nas grandes decorações murais por meio de técnicas afresco.
    Os afresco tinham como modelo as ilustrações o livro religioso,pois na época nos conventos eram intensa a produção de manuscrito ilustrados á mão com setas da história sagrada.

    ResponderExcluir
  12. Nome:Jhonatan e Ítalo

    Numero: 15 e 37


    Resumo

    Eu entendi que em 395,o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano .
    O Império Romano do Ocidente,que ficou com a capital em Roma,sofreu sucessivas ondas de invasões babaras ate cair completamente em poder dos invasores, no ano de 476

    ResponderExcluir
  13. NOME: YURI SHIMIZU
    ESCOLA ESTADOL FERNANDO CORREA
    DICIPLINA: ARTES
    N°: 32



    A arte bizantina



    O IMPERIO ROMANO DO OCIDENTE QUE FICO com capital em Roma sofreu sucessivas ondas de invasões bárbaras até cair completamente em poder dos invasores no ano de 476 data que marca o fim da idade antiga e o início da idade Média.


    Arte romanica

    A fundação de Roma está cercada de lendas e mitos.tradicionalmente considera-se que ela se deu em 753 a.c.

    ResponderExcluir