segunda-feira, 18 de abril de 2011

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

PROFESSORA: LUCIANA PETRONI
DISCIPLINA: ARTES

A arte rupestre é aquela encontrada nas cavernas, a palavra rupestre deriva de 'rupes' do latim que quer dizer rocha.
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano. Essas pinturas faziam parte de um ritual mágico que os auxiliaria na captura de animais, a ter um filho sadio, etc.

FOTOS_alunos do 6º ano A


 
 

 




17 comentários:

  1. Nome: Mayara de Oliveira Braga N°25 Ano6°A

    Professor: Luciana

    Eu intendi que a ARTE RUPESTRE foi encontrada na caverna, que os homens pré-históricos faziam com pó de rochas e sangue de animais esse desenhos, que era animais, todos os desenhos que eles faziam tinha significado como homem correndo atrás e entre outros, e os desenhos tem uma senta importância, o que eu mais gosto e fiz no caderno de artes foi a mão negativa não é muito fá cio de fazer mais é muito legal vamos imaginar que ainda fosse a pré-história colocar a mão nas rochas e pintar a mão negativa ou animais.
    Com o sangue deles já pensou ainda bem que nós estamos aqui podendo falar, porque lá eles não falavam conversavam atrávem de gritos pulos e etc.
    Hoje nós estamos conversando podemos gritar e pular, mas nós conversamos geralmente, rupestres foi descobri da palavra em latim da palavra rupes.

    ResponderExcluir
  2. Escola Estadual Fernando Corrêa

    Bruna Aliny Lacerda de Pinho n°6
    Laisla Alves de Almeida n°19

    Data:18/04/2011 6° ano “A”

    Artes da Pré-História




    Estamos falando de muito tempo atrás,chegando a pré-história.Quando começou a arte chamada rupestre no latim rupes que quer dizer rocha,que iniciou-se as artes nas cavernas com os pré-históricos.Os primeiros desenhos rupestres foram as mãos em negativos e desenhos de animais que foi usado o naturalismo de nossos ancestrais, que desenhavam ao ponto de vista.Exemplo:se eles viram um animal de lado, ou seja de perfil desenha no caso o que eles viam um olho, um nariz e só uma orelha.
    Que foram deixados nas cavernas por nossos ancestrais por volta de 30 mil anos atrás, (pré-história) ou que os pesquisadores chamam Paleolítico.
    Eles expressaram o que sentiam, desenhavam o que ocorria na vida deles, os momentos marcantes.
    Depois surgiram outros novos desenhos quando os humanos começaram a retratar a si mesmo.Que o Neolítico começou a evoluir a agricultura e a domesticação de animais como os nômade, que não havia habitação fixa.Depois eles finalmente conseguiram as habitações fixa ou seja não precisavam mais mudar-se de um lugar estimado para o outro.Quando já estavam com suas habitações fixas, o artista do Neolítico começou a retratar figuras humanas, que evoluiu o processo de tecelagem, cerâmica e as construções de casas fixas.
    Quando começou a ocorrer a arte de cerâmica muitas figuras humanas foram retratadas, uma delas foram a escultura de Vênus que para os gregos é conhecida como DEUSA DO AMOR, também fizeram muitas outras versões da escultura de Vênus.
    A arte da pré-história brasileira começou bem antes de 1500 anos, antes dos portugueses chegarem.Eles descobriram isso através de vestígios das cavernas.

    ResponderExcluir
  3. A arte na pré histórica

    A arte rupestre e a arte pré-histórica .Esse tipo de arte e chmado rupestre do latim rupes rocha.Essas pinturas mostram o dia a dia da vida pré-histórica.Dentre as pinturas rupestre desçam-se a pintura chamada mão negativo que é a mão do homem desenhada.Eles faziam isso usando pó de rochas soprando através de um canudo feito com plantas.Eles faz iam essas pinturas para planos de caça e que para seus filhos tivesse saúde.E também eles tinham vários deuses um deles era a vênus de willendrof e vários outros deuses.Essa arte aconteceu a uns 30000 anos Ac.a arte pré-histórica foi um grade isso e um grande acontecimento acontecimento porque surgio antes da civilizações .Arte pré-histórica não está necessariamente ligada à idéia de "arte" que surgiu a partir do renascimento, pois estabelecer um paralelo entre a civilização ocidental e os humanos pré-históricos é uma tarefa muito extenuante, senão mesmo impossível.r isso e um grande acontecimento. Na verdade é desconhecido o motivo pelo qual os homens pré-históricos faziam seus desenhos nas cavernas . Existem várias teorias para este fato. A
    mais aceita é a de que os desenhos tinham um sentido mágico, ou seja, ao desenhar o animal na parede poderiam interferir na sua captura, como se pudessem apreender sua alma e assim enfraquecelo. Dessas maneiras as maioria das pinturas eram pinturas naturais para ter certeza de uma boa caça.Para produzir a tinta eles usavam terra ,carvão,fezes misturada com sangue,gemas de ovos e usavam seus dedos como pincel.E assim faziam as pinturas pré-historicas.


    Vinicius José Joaquim Ferreira. n°30 6° ano ´´A``
    Professora :Luciana Petroni
    Escola Estadual Fernando Corrêa

    ResponderExcluir
  4. alunos
    Brenda Yukari Vaz Otsubo n°5
    Hannah Elena Ruiz Gehre n°15
    6°ano A

    A arte rupestre
    Nós entendemos que arte rupestre é aquela encontrada nas cavernas em que os homens pré-históricos desenhavam o que viviam, por exemplo: as pessoas, animas, objetos e elementos da natureza.
    Esse tipo de arte é chamado de rupestre, do latim rupes, rocha, dentro dessas pinturas rupestres destacam – se as chamadas mãos em negativo e os desenhos e pinturas de animais.

    Diferentes épocas , diferentes Vênus
    Esta escultura em pedra, datada de aproximadamente 24 mil anos atrás, foi encontrada em 1908 perto de Willendorf , na Áustria , pelo arqueólogo Josef Szombathy .Note a cabeça como prolongamento do pescoço , a ausência de detalhes no rosto ,os seios volumosos , o ventre saltado e as grandes nádegas .

    ResponderExcluir
  5. Escola Estadual Fernando Corrêa
    Professora:
    DISCIPLINA: ARTES
    6º A
    NOME: BRUNO N°07, GUSTAVO N°14, WELERSON N°32
    A Arte da Pré - historia
    Nós aprendemos que o ser humano sempre procurou representar por meio de imagens, a realidade em que vive – Pessoas, animais, objetos e elementos da natureza.
    Também aprendemos que a arte rupestre é aquela encontrada nas cavernas que eram desenhos de animais, pessoas e até mesmo da própria mão.
    Eles utilizavam como tinta pó de rochas, sangue de animais e substâncias corantes retiradas das plantas.
    O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.
    NOS DESENHOS E PINTURAS DE ANIMAIS, CHAMA A ATEMCÃO O NATURALISMO: O ARTISTA PITAVA O ANIMAL DO MODO COMO O VIA , REPRODUZIDO A NATUREZA TAL QAL SEUS OLHOS A CAPTAVAM.OBSERVANDO ESSAS PINTURAS .

    ResponderExcluir
  6. Escola Estadual Fernando Corrêa
    Nome:Ana Julia e Júlia Vieira
    N°02 e 18
    Serie: 6º A
    Profª: LUCIANA PETRONI
    DISCIPLINA: ARTES

    Artes Pré-história

    Eu entedi que a arte rupestre é aquela encontrada nas cavernas, a palavra rupestre deriva de 'rupes' do latim que quer dizer rocha.
    Dentre as pinturas rupestre destacam-se as chamadas mãos em negativo e os desenhos e pinturas de animais.As mão de negativo são um dos primeiros registros deixados pelo nossos ancestrais que viverão aqui e deixarão várias pinturas como as pinturas de pessoas cassando. Para essas pessoas vazer a pinturas rupestres usa vão: “corantes naturais”, ossos cabonizados carvão, vegetais e sangue.

    ResponderExcluir
  7. Higor Henrique da silva pelicão N°16 6°a



    Arte pré historia



    Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.

    Divisão da pré historia

    Paleolítico - a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. O homem deste período era nômade.

    ResponderExcluir
  8. GABRIELLY LUMY INOUE SHINKAE Nº12
    GABRIELY NASCIMENTO DUARTE GASPARETTI Nº13
    6º ANO´´A``


    A ARTE DA PRÉ-HISTORIA

    Concluímos que os pré-históricos inventaram a arte rupestre para representar a realidade que vivem através de imagens,eles usavam sangue de animais, pó de rochas e substancias de plantas.
    Dentre as pinturas rupestres, destacam-se as chamadas mãos em negativo e os desenhos e pinturas de animais. As mãos em negativo foi um dos primeiros registros deixados pelos nossos ancestrais que viveram por volta de trinta mil anos atrás.

    O ARTISTA DO NEOLÍTICO


    O artista do neolítico passou a retratar a figura humana em suas atividades cotidianas, ele desenvolveu técnicas como a tecelagem, a cerâmica, e a construção de moradias.

    A ARTE DA ESCULTURA E DA CERAMICA

    Há esculturas em bronze nas quais já é possível observar não só a postura elegante da figura humana como também detalhes do rosto e das vestes.

    VENUS DE WILLENDORF

    Essa escultura em pedra datada de aproximadamente 24 mil anos atrás, foi encontrada em 1908 perto de willendorf, na Austrália pelo arqueólogo Josef Szombathy. Os arqueólogos chamaram-nas de Vênus, também a figura de willendorf deu-se o nome de Vênus.

    ResponderExcluir
  9. Escola Estadual Fernando corrêa
    Aluno: Ricardo Carmona e Bernardo Castro
    Nº:27, 04.
    Prof: Luciana.
    Data: 18/04/11

    A arte Pré-Historia

    Eu entendi que a arte rupestre é aquela encontrada nas cavernas, a palavra rupestre deriva de 'rupes' do latim que quer dizer rocha.
    O ser humano procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive – pessoas, animais, objetos e elementos da natureza, etc.- e os seres que imagina – divindades, por exemplo.
    As artes visuais – desenho, pintura, grafite, escultura, etc. –, a literatura, a música, a dança e o teatro são formas de expressão que constituem a arte.
    O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano. Essas pinturas faziam parte de um ritual mágico que os auxiliaria na captura de animais, a ter um filho sadio, etc.
    Eles utilizavam como tinta pó de rochas, sangue de animais e substâncias corantes retiradas das plantas.
    Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.



    As mãos em negativo

    Para representar suas mãos nas paredes da caverna o artista pré-historia produziam um pó colorido por meio da trituração de rochas.Depois com o auxílio de um canudo soprava o pó sobre a mão encostada na parede.A área em volta da mão ficava colorida a parte coberta pela mão, não. Assim, criava silhueta da mão, como no filme em negativo.

    ResponderExcluir
  10. Isabela Andrade dos Santos N°17
    Rayssa da Silva Alcamin Munhoz N°28
    6° Ano “A” Matutino


    A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA:


    Nós entendemos que, o ser humano sempre procurou representar, por meio das imagens e realidades em que vive
    As mais antigas imagens foram feitas pelos seres humanos foram desenhadas em paredes de rochas ou seja, caverna, esse tipo de arte é chamado de Arte Rupreste, do latim rupes
    Já foram encontradas mitas imagens antigas da Arte Rupreste em várias cavernas, mas as cavernas de Lascaux e Chauvet são as mais estudadas.



    A ARTE DA ESCULTURA E DA CERÂMICA.


    Os Artistas Pré-Históricos faziam muitas esculturas, faziam esculturas de pedra, e metal q mostravam o seu desempenho nas suas artes, uma dessas artes é uma figura de uma mulher feita pelo artista da pré-história o nome dessa figura é Vênus de Willendorf, com a altura de 11 cm , que fica no Museu de História Natural, na cidade de Viena.


    AS MÃOS EM NEGATIVO


    Antigamente os artistas pré-históricos deixavam suas mãos marcadas nas paredes das cavernas, eles fizeram essas artes com o auxilio de um canudo e sopravam um pó colorido por meio da trituração e com a suas mãos nas rochas eles assopravam com o canudo em suas mãos, e a área em volta da mão ficava colorida assim ele criava uma silhueta da mão, como no filme em negativo.

    ResponderExcluir
  11. Aluno: Alexandre albino pereira n°01
    6° ano “A”
    Entendi que

    Arte Pré Histórica

    O ser humano sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive – pessoas, animais, objetos e elementos da natureza, etc. - e os seres que imagina – divindades, por exemplo.

    A arte na Pré-história brasileira

    Sabemos dele por meio de vestígios arqueológicos: fragmentos de ossos e de objetos, desenhos e pinturas gravados em rochas. Os primeiros habitantes da região usavam as grutas como abrigo ocasional e foram os autores das obras ali pintadas e gravadas. As pesquisas sobre antigas culturas que existiram no Brasil nos permitem ver que nossa história está ligada á história do mundo.

    Arte Rupestre

    O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia além de cenas de seu cotidiano. Essas pinturas faziam parte de um ritual mágico que os auxiliaria na captura de animais, a ter um filho sadio, etc.

    Arte no Egito

    O Egito desenvolveu uma das principais civilizações da Antiguidade e nos deixou uma produção cultural riquíssima. Temos informações detalhadas sobre essa cultura graças á sua escrita bem estruturada.

    ResponderExcluir
  12. Mariana Cristina Ferreira Garcia N°24
    Thalia assis juremeira N°28

    6° Ano “A” Matutino


    A Arte Da Pré-História


    Nós entendemos que antigamente as pessoas procurou representar,por meio das imagens e realidades em que vive.
    Esse tipo de arte é chamado de rupestre,do latim rupes e as imagens rupestre em muitos locais,mas as mais estudadas são as das cavernas.
    Dentre as pinturas rupestres destacam-se as chamadas mãos em negativo e os desenhos e pinturas de animais.
    Os registros deixados pelos nossos ancestrais que viveram por volta de 30 mil anos atrás, no período da pré-história chamado paleolítico.E a tecelagem, a cerâmica e a construção de moradias além disso ,como já produzia fogo,começou a trabalhar na fundição de metais.



    A arte da escultura e da cerâmica

    Hás esculturas em bronze nas quais já é possível observar não só a postura elegante da figura humana como também detalhes do rosto e das vestes.
    Estas esculturas em pedra datada de aproximadamente 24 mil anos atrás, foi encontrada em 1908 perto de willendorf,na Austrália.

    A arte na pré-história brasileira

    Sabemos deles por meios de vestígios arqueológicos fragmentos de ossos e de objetos, desenhos e pinturas gravadas em rochas, no sitio arqueológicos localizado em são Raimundo Nonato, Piauí, onde deste 1970 vários pesquisadores vêm trabalhando.

    ResponderExcluir
  13. Aluno: Leonardo Vieira Neponuceno


    Ano:6°Ano A

    Prof°: Luciana

    A arte da pré historia

    Eu Entendi Que abjntigamente as pessos procurou re presentar por das imagens raliadades em que vive =]esse tipo de arte é chamando de rupestre,ao ruplantin rupes,rochas .Já Foram encontradas imagens rupetre em muiiitos locais .masas maiis estadades são as das cavernas de lascaux e chauvet ,França ,de altamira ,Espanha , de tessali na região do saara ,áfrica ,e as do município de São paulo Raimundo Nonato ,no Piauí, Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Aluno: Alexandre albino pereira n°01
    6° ano “A”
    Entendi que

    Arte Pré Histórica

    O ser humano sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive – pessoas, animais, objetos e elementos da natureza, etc. - e os seres que imagina – divindades, por exemplo.

    A arte na Pré-história brasileira

    Sabemos dele por meio de vestígios arqueológicos: fragmentos de ossos e de objetos, desenhos e pinturas gravados em rochas. Os primeiros habitantes da região usavam as grutas como abrigo ocasional e foram os autores das obras ali pintadas e gravadas. As pesquisas sobre antigas culturas que existiram no Brasil nos permitem ver que nossa história está ligada á história do mundo.

    Arte Rupestre

    O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia além de cenas de seu cotidiano. Essas pinturas faziam parte de um ritual mágico que os auxiliaria na captura de animais, a ter um filho sadio, etc.

    Arte no Egito

    O Egito desenvolveu uma das principais civilizações da Antiguidade e nos deixou uma produção cultural riquíssima. Temos informações detalhadas sobre essa cultura graças á sua escrita bem estruturada.

    ResponderExcluir
  15. Vida antigamente :

    Eu entendi que quando era no passado os humanos pintavam suas cavernas com sangue de animais,o pó de rochas,etc.

    Vida de hoje :

    Só depois quando eles foram evoluído ficaram melhor que antigamente,mais agora eles não faziam as coisas de antes
    Como : caçar a sua própria comida,matar animais,pintar em cavernas.
    Agora e só ir no Supermercado comprar as coisas que querem sentar no sofá e não fazer exercícios,etc

    ResponderExcluir
  16. Professora: Luciana - Artes

    Gostaria de parabenizar os alunos por seus comentários, percebo que alguns conseguiram sintetizar muito bem o conteúdo trabalhado.

    ResponderExcluir
  17. Alunos: Caroline nº9, Leonardo Dias nº20 e Vinicius Yukio nº31
    Arte Pré-Histórica
    Nós entendemos que a arte pré-histórica rupestre era uma forma histórica de eles se comunicarem através de desenhos.Os tipos de desenho que eles usavam para se comunicarem eram: as mãos em negativo, desenhos de pessoas e animais.

    ResponderExcluir